Seja bem vindo ao meu blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologia Currículo


A educação hoje é composta por questões formuladas a partir de um processo histórico e cultural. Por isso, é necessário avaliar os pontos fundamentais na elaboração das novas propostas pedagógicas, levando em consideração os avanços da ciência e tecnologia, pois, esses avanços colocam inúmeros desafios para que possamos corresponder às formas de resolução dos problemas atuais.

O currículo é um elemento que dirige as práticas educacionais, a partir do instante em que se elaboram os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão dar ênfase ao propósito de um projeto, até a sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação.

Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada a necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de educação. Portanto, o uso do termo interatividade na aplicação das tecnologias ao currículo tem como suporte a comunicação com os participantes garantindo o equilíbrio de projetos.

A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.

Roseli

Um comentário:

  1. Oi Roseli, vc é de Salvador? Por acaso vc estudou no Colégio Nossa Senhora da Guia na cidade baixa?
    è que hj minha mãe deu uma geral nos "arquivos" dela e encontrou um monte de santinhos de meus colegas que fizeram primeira comunhão junto comigo. Tentei identificar alguns pela internet e ate agora so locazei 1. Se por acaso vc for a mesma pessoa, me envia um mail para denise.bramos@gmail.com. Ficarei mto feliz em reencontrá-la.

    ResponderExcluir

Educação Ambiental

A tecnologia nos Pioneiros